segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem

Trabalhando o texto: “Pausa” do autor Moacyr Scliar
Ano: 7º
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos: Levar o aluno a desenvolver sua competência discursiva e repertoriar seus conhecimentos na área leitora e escritora.
Conteúdo:
- debate oral;
- preparação para o vídeo;
- leitura e interpretação.
Competências e habilidades:
Interpretar textos de acordo com o tema e as características e as estruturas do gênero ao qual pertence; apropriando-se do conhecimento sobre o gênero “conto”, analisar o gênero narrativo, refletir sobre o tema proposto e considerar sua intencionalidade e realidade no cotidiano.
Estratégias:
Aula interativa com a participação do aluno, perguntas sobre o cotidiano dos alunos, rodas de leitura, leitura compartilhada feita pelo professor, trabalhos em duplas, valorização do cotidiano escolar e de uma aprendizagem ativo centrado no refletir e no fazer.
Recursos:
Texto :“Pausa”  xerografado para cada aluno, dicionário de língua portuguesa, vídeo comercial japonês : “Eu queria mais tempo...”  (data- show)
Avaliação:
Roda de discussão, elaboração de uma atividade de interpretação de textual, com perguntas e respostas.
Proposta de conduta da prática:
Passo 1 - sensibilizando para o gênero e para a leitura de um conto
- registrar da rotina;
- apresentar o título do texto e levante hipótese do que sugere o titulo;
- passar o vídeo do comercial japonês “Eu queria mais tempo...”;
- levantar questões como: a vida corrida do nosso cotidiano;
- ouvir os alunos sobre suas experiências, anote aspectos que considere ser relevante;
- Iniciar a leitura compartilhada do texto.
Passo 2 – ampliando a compreensão do conto
- Depois da leitura compartilhada, debate sobre o tema tempo, e o valor que cada pessoa dá ao mesmo assunto, interagir o vídeo ao texto, fazendo uma analise de importâncias de ambos.
Conversando sobre conto “Pausa”
Foco: elementos da narrativa,
Passo 3 - Reconto oral, destacando início, meio e fim da narrativa
Passo 4 – Interpretação do texto com perguntas e respostas
Atividade
Leia o conto “Pausa” e responda as seguintes questões:
1.       Qual o tema do conto lido?
2.       Qual a história contada?
3.       Você já conhecia este texto, o que achou dele? Indicaria para um amigo ler? Por quê?
4.       Destaque os elementos da narrativa presentes no texto:
a)      Quais os personagens?
b)      Quanto tempo dura a narrativa ?
c)       Qual o espaço que aparece na narrativa?
d)      Destaque o foco narrativo e justifique-o com um trecho do texto:
e)      Enredo: no texto em que você tem em mãos destaque com lápis de cor bem de leve:
- o começo da narrativa (cor vermelha)
- o desenvolvimento da história (cor azul)
- destaque o clímax da história (cor amarela)
- o desfecho ou conclusão da história (cor verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário